Juventude

Por: Luizinho Martins
Presidente Nacional da JS-PDT

         O destino me deu a honra de presidir nacionalmente, nesse momento histórico em que o partido completa 30 anos, a Juventude dos Trabalhistas, dos Socialistas e dos Brizolistas: a JSPDT.
        Afirmo, que não existe, no Brasil, partido mais comprometido com o futuro das crianças e dos jovens do que o PDT.  E o compromisso de garantir um futuro digno àqueles que representam o futuro do País está registrado na Carta de Lisboa, de 1979, primeiro documento de reorganização do trabalhismo após o golpe militar: “salvar milhões de crianças abandonadas e famintas, que estão sendo condenadas à delinquência; bem como o meio milhão de jovens que, anualmente, alcançam os dezoito anos de idade analfabetos e descrentes de sua Pátria.”  
         Mais tarde, já criado, o PDT reafirmou no seu Estatuto que a educação é a “causa de salvação nacional, prioridade das prioridades – alimentar, acolher e assistir a todas as crianças do País, desde o ventre materno; educá-las e escolarizá-las em tempo integral, sem qualquer tipo de discriminação”.
         Mas não foi só em seus documentos que o PDT demonstrou esse compromisso, mas sobretudo na prática, quando Leonel Brizola deu corpo e vida aos Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs). Ou, ainda, em seus pronunciamentos. Basta rever os discursos do nosso saudoso líder, ao conclamar a juventude brasileira a “tomar o destino do País em suas próprias mãos”, ou, ainda, quando dizia: “direitos iguais para todos, privilégios, só para as crianças.”
       E agora, diante da celebração dos 30 anos, questiono: Existe alguma declaração de amor aos nossos jovens e às nossas crianças mais contundente do que a concepção e implantação dos CIEPs?
           Existe alguma afirmação de compromisso mais relevante e significativo com o futuro das novas gerações do que destinar mais de 50% do orçamento de um governo para educação, como fez Brizola?
        Ou ainda, em qual partido se fala tanto em educação e há tanto tempo, como no nosso? É só ler Darcy. É só ouvir Cristovam. É por isso que o PDT é o partido da juventude brasileira.
        Para nós, o que o jovem precisa é de oportunidade. Foi isso que significou para milhares de jovens a experiência da educação integral, que agora todos falam e recomendam, e que nosso partido, desde a sua criação, sempre defendeu e realizou. 
      Essa identificação do PDT com a juventude foi o que transformou minha indignação e inconformismo juvenil em atitude. O sentimento que me fez empunhar, pela primeira vez, a bandeira do PDT, em 1998, quando me filiei e iniciei minha caminhada, em Carazinho, minha querida cidade natal e onde nasceu Leonel Brizola.
       Durante esses anos, aprendi que muitos jovens, assim como eu, podem ajudar a construir um futuro melhor para todos.
         E para que isso aconteça, basta que nos abram uma porta. Que confiem em nossa vontade e disposição.

O PDT confia. O PDT valoriza sua juventude.
         Como afirma nosso presidente nacional, Carlos Lupi: “enquanto houver uma criança na rua desamparada e sem perspectiva de futuro, o PDT continuará existindo.”
         É com esse sentimento de entusiasmo e fé no Brasil que convido todos os jovens, assim como um dia também fui convidado, a caminhar conosco.
Vamos construir juntos os próximos trinta anos do PDT e do Brasil!
         “Salvar milhões de crianças abandonadas e famintas, que estão sendo condenadas à delinquência; bem como o meio milhão de jovens que, anualmente, alcançam os dezoito anos de idade analfabetos e descrentes de sua Pátria.”
Trecho da Carta de Lisboa.

JUVENTUDE LANÇA CAMPANHA NACIONAL PELO VOTO LIMPO
         Não podemos lavar as mãos. Com este alerta, a Juventude Socialista do PDT lançou, em maio de 2010, a campanha nacional pelo Voto Limpo. Exatamente um dia antes da aprovação, pelo Senado, do Projeto Ficha Limpa. A antecipação não foi mera coincidência. De acordo com o presidente nacional, Luizinho Martins, “a Juventude tem a obrigação de ser vanguarda e a vanguarda agora é cobrar mais do que a ficha limpa dos candidatos”.
         O Voto Limpo traz um conceito mais ousado que o Ficha Limpa: de que mais do que cobrar bons antecedentes, o eleitor deve cobrar um mandato propositivo e comprometido com a gestão pública ética e popular. “Temos de conscientizar a sociedade de que a ficha limpa é um pré-requisito importante, mas que é necessário, também, avaliar a conduta ética do candidato, suas propostas e seu conhecimento”, afirmou Luizinho.
         E o PDT, em seus trinta anos de existência, nunca esteve envolvido em escândalos de corrupção. Vale lembrar que o PDT do DF foi o primeiro partido a aderir à Ficha Limpa.
         O objetivo da campanha é instigar o eleitor a repensar o valor e a qualidade do seu voto com o alerta de que voto não é mercadoria que se vende em troca de favores, dinheiro ou outros benefícios.

A Voto Limpo quer limpar a política.
         A campanha será nacional, com distribuição de cartazes, adesivos e camisetas, além da realização de debates e seminários em universidades, escolas e entidades.
Faça parte dessa campanha.
         Informações na página www.jspdt.org e www.jspdtbrasil.ning.com ou pelos telefones 21 2232-0121 ou 21 7675-5561.

ORIGENS DA JUVENTUDE SOCIALISTA DO PARTIDO DEMOCRÁTICO TRABALHISTA (JS-PDT)
         A JS-PDT, fundada em 15 de fevereiro de 1981, é uma organização política de jovens que se configura na luta e na defesa pela soberania nacional, pelo nacionalismo popular, pelo trabalhismo e pela defesa dos ideais socialistas.
         Nela surgiram grandes expoentes do trabalhismo. A partir das suas bandeiras, a JS, ao longo de sua existência, imprimiria marcas que conduziriam ao PDT lograr a sua coerência política, em momentos cruciais - inclusive, nas eleições de 2006, ao conseguir que a agremiação trabalhista não apoiasse nenhum dos candidatos, na defesa dos princípios ideológicos.
         Durante XII Congresso Nacional da JS, em Belo Horizonte-MG, nos dias 03 e 04 de dezembro de 2005, o atual Deputado Federal Brizola Neto (PDT-RJ) seria eleito como Presidente da Executiva Nacional da JS. Em 2007 a presidência foi ocupada pelo gaúcho Luizinho Martins que assumiu após o XIII Congresso na Cidade do Rio de Janeiro. Em 2009, no XIV Congresso Nacional Realizado em Praia Grande - SP, Luizinho Martins foi reeleito.
         Na atual gestão, dentre outras atividades, a JS participou efetivamente 55° Conselho Nacional de Entidades Gerais (CONEG), na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e no 50º Congresso da União Nacional dos Estudantes (CONUNE), com a participação destacada com o Movimento Reinventar, a partir da construção da sua tese "Reinventar o Brasil e o Movimento Estudantil".

LUIZINHO MARTINS • PERFIL
 
     Gaúcho de Carazinho, Luiz Martins, o “Luizinho” foi presidente da União Carazinhense de Estudantes - UCE, Carazinho/RS – 1999 para, em seguida, ser eleito vice-presidente da União Gaúcha dos Estudantes – UGES. 2000/2001. Foi também presidente da Juventude Socialista de Porto Alegre – 2003-2005.
        
      Luizinho desenvolve ainda trabalho voluntário na Fundação Thiago de Moraes Gonzaga, dedicada à prevenção de acidentes de trânsito. Foi também secretário executivo da ssociação Gaúcha Municipalista – AGM.

    Atualmente, Luizinho é presidente nacional da Juventude Socialista do PDT, em seu segundo mandato consecutivo e membro da Direção Nacional do PDT ocupando o cargo de Secretário Nacional de Nucleação.