quinta-feira, 1 de março de 2012

94 anos de João Goulart, o presidente das reformas de base.

 João Belchior Marques Goulart (São Borja, 1º de março de 1919 — Mercedes, 6 de dezembro de 1976), conhecido popularmente como "Jango", foi um político brasileiro e o presidente de seu país, de 1961 a 1964. Antes disso, também foi vice-presidente, de 1956 a 1961, sendo eleito com mais votos que o próprio presidente, Juscelino Kubitschek.

João Goulart em Desfile de Carro aberto

 Começou sua carreira política no PTB, antiga sigla do PDT, antes cuidava da fazendo que seu pai deixou quando faleceu. Em 1947 se torna Deputado, com um esmagador número de votos. Em 1953 se torna Ministro do Trabalho ,de Vargas, em um momento de crise profunda marcado por manifestações, greves e acusações, mas consegue dar a volta por cima e constituir a 1ª conferência de previdência e aposentadoria do Brasil, conquistando vários avanços para o trabalhador brasileiro. Em 1956 se torna Vice- Presidente na Chapa PSD/PTB.

 Sua vida política ganha mais responsabilidade em 1961 quando em viagem a China como vice-presidente representando o país, o presidente Janio Quadros renuncia e deixa o cargo por pressão da elite e de uma parte dos militares, que achavam a sua relação com a URSS muito próxima. Logo se instaura um golpe que tenta com a renuncia estabelecer o parlamentarismo no Brasil para que Jango não tomasse posse. Mas o povo se levanta contra a tentativa de golpe, liderada pelo governador do Rio Grande do Sul,Leonel Brizola, começa a campanha da Legalidade que tem o propósito de garantir a posse do vice João Goulart. O povo se arma e algumas juntas militares se aliam a causa. Na chegada de Jango o povo o recebe com festa e o golpe cai depois de muita luta do povo em todos os estados brasileiros. 
O jornal O Globo apoia tentativa de Golpe.
  João Goulart elaborou um Programa de Reformas de Base, com o qual tencionava promover o desenvolvimento do país em bases nacionalistas. O programa previa a realização de importantes mudanças: reforma agrária, reforma tributária, reforma administrativa, bancária e educacional. Jango defendia também a extensão dos direitos trabalhistas aos trabalhadores rurais, a nacionalização de empresas estrangeiras e a aplicação da Lei de Remessa de Lucros (que deveria diminuir a "fuga" de divisas para o exterior, sob a forma de lucros auferidos por empresas estrangeiros no Brasil). 

O Programa de reformas do presidente Goulart acentuou a radicalização política, crescente desde 1961. A mobilização era intensa, tanto dos partidários de João Goulart como de seus opositores. O governo tinha apoio dos sindicatos, da Confederação dos Trabalhadores (CGT), da UNE, do PTB, dos socialistas e comunistas.

O povo nas ruas pela Legalidade em 1961
As reformas sociais e econômicas, bem como a ampliação da democracia política. Tais expectativas levaram liberais e conservadores, devidamente apoiados pelas forças militares, a golpearem o caminho das reformas e da democracia em 1964.

 O golpe de 1964 representou não apenas a derrota do projeto do capitalismo nacional como também das forças sociais “comprometidas com a proposta de um socialismo nacional”. Diante de tal afirmação, nos propomos a tentar desmistificar os demais eventos que se sucederam durante o período em questão que vão além dos impasses no plano da economia, bem como, as razões que levaram as elites políticas e as classes dominantes a apelarem para o golpe de Estado, a fim de barrar as reformas sociais, especialmente a reforma agrária, que, ao nosso ver, constitui, dentre todas as propostas de reforma, a mais emblemática no que diz respeito à tendência destas elites a uma postura conservadora.  Em 1979 antes do Fim da Ditadura ele falece deixando um marco para nosso país como sendo o ultimo presidente da democracia real brasileira antes do golpe, o ultimo presidente que desafiou as elites em prol do povo.

Despedida do povo a João Goulart em 1979



Nenhum comentário:

Postar um comentário